Grass

Grass

Marcadores

Tutoriais (7)

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Extraindo curvas de nível com o GRASS

 

Extrair curvas de nível no GRASS é uma tarefa relativamente fácil, basta apenas possuir um MDE (Modelo Digital de Elevação) como, por exemplo, um raster SRTM e importá-lo para uma location (veja aqui com importar um raster para uma location). Caso você não possua nenhum MDE você pode realizar o download deste gisdbase que possui uma location com um SRTM de Pernambuco clicando aqui. Descompacte este arquivo em algum local ao seu critério a abra o GRASS, na tela de boas vindas deste, informe o local onde você descompactou o gisdbase (1), selecione o mapset PERMANENT (2) e inicie o GRASS.

image

O módulo que será utilizado para gerar as curvas de nível é o r.contour. Este pode ser acessado pelo menu Raster > Gerar linhas de contorno ou digite no console de comando r.contour.

Na guia “Parâmetros Obrigatórios”, dever ser informado na caixa (1) “Mapa raster de entrada”, o MDE neste caso selecione na drop-down o SB_24_Y_D que é uma carta SRTM. Na caixa (2) “Mapa vetor de saída” deverá ser digitado o nome do arquivo que conterá as curvas nível, neste exemplo digitei CN40.

image

As características das curvas de nível poderão ser manipuladas na guia “Opcional”. Neste exemplo, será feita as curvas de nível para todo o intervalo de altitude do arquivo de entrada, com um incremento de 40 metros entre as curvas, para tal, basta apenas digitar o valor 40 na caixa “incremento entre as curvas de nível” e executar.

image

Em alguns segundos será gerado o vetor contendo as curvas de nível:

image

Vamos realizar outro exemplo. Primeiro desabilite no “gestor de camadas” a camada CN50, para que o “Map Display” fique em branco.

Abra novamente o módulo r.contour e na guia “Parâmetros Obrigatórios” proceda da mesma forma do primeiro exemplo, exceto no nome do vetor de saída onde deve-se preencher com um nome diferente, neste exemplo preencha CN100.

image

Na guia “Opcional” vamos definir um intervalo de altitude de 700 a 1000 m, ou seja, altitude máxima e a mínima das curvas de nivel com um incremento de 100 metros entre elas. Preencha as caixas “Curva de nível mínima” com o valor 700, “Curva de nível máxima” com 1000 e “Incremento entre curvas de nível” com 100.

image

O resultado será exibido no MapDisplay:

image

Até o Próximo Post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário