Grass

Grass

Marcadores

Tutoriais (7)

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

NVIZ, Uma Ferramenta dinâmica para visualização 3D


O GRASS possui um módulo integrado para renderização de modelos digitais de elevação, este é denominado NVIZ.
O NVIZ fornece uma interface dinâmica para manipulação da método de visualização: perspectiva, rotação, peso e exagero do eixo z.
Faça do download deste gisdbase clicando aqui. Descompacte este arquivo em um local ao seu critério. Abra o GRASS e na tela de boas vindas selecione a pasta gisdbase (1), clique no mapset PERMANENT (2) e inicie o GRASS (3).
image
Abra o NVIZ no menu Arquivo >  NVIZ então será exibida a caixa de diálogo da figura abaixo. Na guia “Raster” deverá ser selecionado o mapa de elevação (1) e um mapa para cores (2). Na drop-down “Raster map for elevation” selecione o modelo de elevação denominado SB_24_Y_D e na drop-down “Raster map for Color” selecione a camada bacias.
image
Quando for executado, este módulo irá renderizar o modelo de elevação sobrepondo a este as cores que definem as microbacias deste exemplo. O resultado será semelhante ao da figura abaixo:
image
Não é obrigatório definir um mapa de cores, pode-se apenas fornecer o mapa de elevação. Neste caso as cores utilizadas, será a mesma da tabela de cores do MDE.
image
A interface interativa do NVIZ é bastante intuitiva e fácil de utilizar em termos de visualização. Podemos configurar a perspectiva, rotacionar o plano (twist), exagero do eixo z (z-exag) além de alterar o método de visualização em eye, center, C2C e Vôo. No método eye o ponto de vista pode ser alterado na caixa Look simplesmente clicando e arrastando o ponto amarelo no centro da caixa N/S/E/W.
image
As imagens podem ser salvas pelo menu File> Save Image as > TIFF Image
Até o próximo post!
Sâmio C. Sousa

2 comentários:

  1. Hélder Gramacho dos Santos22 de fevereiro de 2012 às 14:31

    Olá Sâmio,

    Parabéns pelo Blog! O GRASS GIS há muito tempo merecia esta iniciativa.
    Gosto muito do GRASS e utilizo-o apenas como Plugin do QGIS pois achava complicado ele independente, graças às suas postagens me animei a trabalhar com ele desta forma.
    Me chamo Hélder sou Eng. Agrônomo e anoa passado estive em Belém e Santarém ministrando um treinamento do QGIS para agrônomos daí.
    Grande abraço e continue com as postagens!!

    Hélder Gramacho - helder72@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Gostaria de saber pq que quando salvo a imagem não consigo abrir ela em outro lugar, também gostaria de saber se não é possivel adicionar a escala e também a legenda...
    Obrigada,

    Priscila Telles

    ResponderExcluir